O termo parece ‘moderno’, mas na verdade o copywriter nada mais é do que um redator publicitário com algumas peculiaridades. Sim, é verdade. E a transformação se deve à internet e ao marketing digital, que acabou por distanciar o copywriter da publicidade.

Se você tem uma boa redação, criatividade e poder de persuasão, pode se candidatar a quem queira aumentar a audiência do seu produto.
Basicamente, a missão de um copywriter é redigir textos que convençam o leitor a comprar um produto, contratar um serviço, baixar um conteúdo ou qualquer outra ação de interesse da empresa.
Apesar de estar muito próximo de um redator publicitário, o copywriter é mais atuante no inbound marketing (estratégia para atrair mais admiradores à sua marca, convertendo-os em clientes).
É um redator criativo com talento de escrever textos com o objetivo de vender algo para alguém, usando técnicas de copywriting para transformar textos normais em máquinas de conversão.
Mas o que é copywriting?
Copywriting é a técnica empregada pelo copywriter na redação desses conteúdos de marketing e vendas, investindo em gatilhos e estratégias que convençam o público-alvo.
Não se confunde o copywriting com a redação publicitária, uma vez que este último é, acima de tudo, informativo-descritivo.
Já o copywriting é um passo extra, que, de certa maneira, pode ser utilizado como um complemento, uma vez que o seu foco está em estimular a tomada de decisão do público.
Em outras palavras, é um texto voltado para que o leitor realize algo, como comprar um produto, acessar novos conteúdos, se inscrever em um curso e assim por diante.
Basicamente, o copy é a utilização de técnicas que provoquem quem está lendo a realizar a ação que você busca.
Enquanto o copywriting possui uma chamada forte para a ação, o texto publicitário adota uma estratégia mais comedida.
PARA OS CURIOSOS
Para você que se questiona a respeito do termo “copywriter” saiba que se trata de uma junção de copy (“escrita autoral” em inglês arcaico) e writer (escritor em inglês).
Ainda no século 19, por volta de 1828, o dicionarista norte-americano Noah Webster usou a palavra copy para definir os conteúdos autorais que seriam publicados na imprensa. Então, em 1870, o publicitário John Emory Powers foi pioneiro em escrever textos persuasivos em linguagem coloquial para anúncios, recebendo o título de primeiro copywriter da história.
O termo foi usado para distinguir seu trabalho da escrita dos jornalistas – e prevalece até hoje na comunicação moderna.